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Mercado: oferta e demanda em interação

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Oferta e demanda são dois conceitos fundamentais em Economia. Basicamente, é o resultado da interação entre indivíduos dentro de um mercado. A interação entre os indivíduos nesse mercado é devida a negociação em dinheiro corrente e o valor desse dinheiro, na troca de mercadorias, é uma emergência dessa interação. Em outras palavras: o preço de um produto advém justamente da interação entre indivíduos ou no resultado dela, que é a oferta e demanda.

 Antes de continuarmos, a definição de mercado deve estar bem fundamenta. Começando pelo fim, mercado não é apenas bolsas de valores, não é um grupo econômico ou um grupo de pessoas que controla a economia mundial (isso nem faz sentido), não é uma ou mais entidades nacional ou internacional. O mercado não tem uma ideologia, partido político, sentimentos ou vontades.

Para exemplificar o que não é mercado, há algumas falas do presidente da República que foram publicadas na CNN Brasil onde diz “Nunca vi um mercado tão sensível”, mencionadas em 10 de novembro de 2022. Um famoso jornalista e comentarista da Globo News, Octavio Guedes, afirmou em um comentário também no dia 10 de novembro de 2022, no “Estúdio i”, que “O mercado é um ator bolsonarista”, numa tentativa de partidarizar o mercado.

 Se mercado não é uma entidade ou pessoa, nem o grupo de tais objetos, então está mais fácil para defini-lo. Em simples palavras, tomando por base um importante livro texto da academia (Mankiw em Introdução à economia, Cengage Learning, 2013):

Mercado é um grupo de compradores e vendedores de um determinado bem ou serviço. Os compradores determinam a demanda e os vendedores, por sua vez, a oferta dos bens ou serviços.

Há milhões de exemplos de mercado: mercado de produtos agrícolas (banana, maçã, laranja, milho, soja etc), mercado financeiro (ações da IBM, Apple, Petrobrás etc), mercado de produtos industriais (máquinas, computadores, painéis solares etc), mercado de obras de arte, mercado de petróleo, mercado de dólares, mercado educacional (sim, educação é um serviço ou, generalizado em termos econômicos, uma mercadoria) etc.

A economia, seja de um indivíduo ou de um país, é baseado nas consequências do mercado, ou seja, na interação entre compradores e vendedores. Mises, um dos maiores teóricos da Economia do séc. XX, destaca que “o mercado não é um local, uma coisa, uma entidade coletiva. O mercado é um processo, impulsionado pela interação das ações dos vários indivíduos que cooperam sob o regime da divisão do trabalho” (Mises em Ação humana). 

Agora que temos um bom entendimento sobre o que é mercado, o passo seguinte é observar que, dentro do mercado, há uma competição entre compradores e vendedores. A competição entre os compradores é que cada um quer levar determinado produto ou serviço e, esse movimento, pode ser executado por um aumento no valor do que quer ser adquirido. Por outro lado, a competição entre os vendedores é oferecer o produto ou serviço aos compradores, mesmo que tal movimento seja uma diminuição no valor do que é oferecido.

Um exemplo: no mercado de gasolina, há postos de abastecimentos que brigam entre si para oferecer o produto no preço mais baixo com intuito de vender mais. Já para os compradores, a briga é outra: estão dispostos a pagar mais pela gasolina se esta está em falta.

Aqui surge a ideia de oferta e demanda. No mercado há o oferecimento (oferta) dos produtos e serviços pelos vendedores e, do outro lado, há a demanda ou a procura pelos compradores. O preço que será negociado dentro do mercado dependerá da quantidade demandada, pelos compradores, e da quantidade ofertada, pelos vendedores. E é justamente dessa interação, dentro do mercado, que surge uma das mais importantes leis da economia: a lei da oferta e demanda.

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